Tuesday, November 22, 2011

Dicas para a saúde da pele, unhas e cabelos!

As melhores dicas para manter sua pele saudável
Cuidados com a pele ressecada e/ou descamativa:
  • não tome banhos muito quentes, eles retiram a oleosidade natural da pele.
  • evite se ensaboar demais e não use bucha, isso retira a hidratação natural da pele. Prefira sabonetes suaves, "hidratantes".
  • se tomar 2 banhos por dia, ensaboe o corpo todo em apenas 1 deles.  No outro, só ensaboe as áreas de dobra de pele (axilas, regiões inguinais e nádegas).
  • logo após o banho, com a pele ainda úmida, use um hidratante nas áreas ressecadas. Procure um dermatologista para saber qual o hidratante mais indicado para sua pele.
  • beba bastante água e coma frutas, legumes e verduras.

Cuidados com a pele oleosa:
  • evite usar hidratantes nas áreas de pele oleosa, eles raramente são necessários. Mesmo se logo após o banho, a pele parece ressecada, em pouco tempo a oleosidade natural vai retornar.
  • evite lavar a face com água quente, pois isso estimula a produção de mais oleosidade.
  • evite alimentos gordurosos.
  • beba bastante água e coma frutas, legumes e verduras.
  • só use filtros solares ou cosméticos com o rótulo oil free (sem óleo).
  • se, além de oleosa, a pele descama ou fica avermelhada ou com coceira, procure um dermatologista, você pode estar com dermatite seborréica.

Cuidados com os cabelos oleosos:
  • evite usar condicionadores próximo à raiz dos cabelos ou xampus que contenham condicionadores na sua fórmula (2 em 1).
  • evite lavar a cabeça com água quente.
  • evite alimentos gordurosos e bebida alcoólica.
  • beba bastante água e coma frutas, legumes e verduras.
  • cuidado com o estresse, ele pode aumentar a produção de oleosidade.
  • se além da oleosidade tem caspa e coceira, pode ser a  dermatite seborréica. Neste caso, procure um dermatopatologista para o correto diagnóstico e tratamento.

Cuidados com os cabelos  ressecados e com pontas duplas:
  • use condicionadores após o xampu.
  • use regeneradores de pontas após o banho.
  • evite pentear frequentemente os cabelos.
  • evite fazer escova.
  • evite o calor intenso dos secadores.

Cuidados com as unhas:
  • não corte as unhas até o "sabugo", deixe sempre uma pequena porção da borda livre.
  • não corte as unhas dos pés pelos cantos, isso evitará que elas encravem.
  • não retire ou afaste as cutículas, elas protegem a matriz ungueal da ação de substâncias químicas e/ou microorganismos.
  • evite usar endurecedores de unha, eles podem causar ressecamento e manchas.
  • evite deixar as mãos úmidas por muito tempo. A umidade excessiva favorece o surgimento de micoses como o "unheiro".
  • deixar de usar esmaltes durante 1 semana por mês, usando um hidratante com uréia neste período, ajuda a evitar o ressecamento e desfolhamento das unhas.
  • qualquer alteração como bordas desfolhando ou quebrando, manchas, descolamento ou espessamento da unha, procure um dermatologista para o correto diagnóstico e tratamento.
Fonte: Dermatologia.net

Friday, November 18, 2011

Testosterona em mulheres: entenda os riscos!

Especialistas revelam prós e contras do uso da testosterona, hormônio responsável pelas características sexuais dos homens, em mulheres.


A promessa é tentadora: menos gordura corporal, músculos mais volumosos e definidos, celulite praticamente inexistente, estrias atenuadas e libido nas alturas. Para isso, segundo os simpatizantes do hormônio masculino testosterona, basta tomar algumas injeções, engolir um punhado de pílulas, colocar um implante sob a pele, passar um gel ou colar um adesivo sobre ela.                                                                                                                                
  
Apesar dos "benefícios", os médicos discordam em peso dessa prática. A razão? "Há vários e perigosos efeitos colaterais", responde o endocrinologista Filippo Pedrinola, de São Paulo. "E eles, sem dúvida, são muito mais intensos do que os possíveis resultados benéficos", acrescenta o endocrinologista catarinense Alexandre Hohl, presidente do departamento de endocrinologia feminina e andrologia da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.

Visual andrógino

A lista de reações adversas provocadas no corpo feminino pelo uso sem indicação da testosterona é de meter medo. "Entre elas está o aparecimento de acne, o crescimento do clitóris, a queda de cabelo, a retenção hídrica, que provoca inchaço, e as alterações no comportamento, o que costuma deixar a pessoa mais agressiva", conta o endocrinologista Marcio Mancini, do Hospital das Clínicas de São Paulo. "O pomo de adão, conhecido como gogó, também cresce, e há realmente o aumento de pelos e o engrossamento da voz", descreve o médico baiano Jomar Souza, diretor da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte.

Se a dose for muito elevada ou o tempo de uso prolongado, o quadro fica ainda mais complicado. "Pode ocorrer o aumento da formação dos glóbulos vermelhos e de fatores de coagulação do sangue, o que eleva o risco de trombose, hepatite, aparecimento de cistos e tumores malignos no fígado, a redução do bom colesterol (HDL) e o aumento do mau (LDL)", enumera Mancini. Jomar Souza lembra que também há efeitos relacionados à parte ortopédica. "A substância deixa os músculos maiores e mais fortes, mas não tem a mesma ação sobre os tendões, que podem não aguentar o tranco", conta.

Por isso, os médicos alertam as usuárias que, quanto antes o organismo parar de receber a testosterona, melhor. "Se o tempo de ingestão for curto, há mais chance de os efeitos colaterais regredirem", afirma a endocrinologista Nathalia Ferreira, de São Paulo. Porém quem demora a se dar conta do estrago fica suscetível a outros tipos de problema. "Ele não provoca a dependência química, mas a psicológica, o que pode estar ligado à vigorexia", diz Alexandre Hohl. Vigorexia é o nome dado para a síndrome em que a pessoa tem uma preocupação exagerada com o corpo ideal, distorcendo sua autoimagem e se enxergando sempre muito magra e fraca mesmo quando está musculosa.

Não restam dúvidas de que lançar mão do hormônio sem orientação médica é uma furada. Mas será que existe uma maneira correta de usá-lo? Se for com objetivos estéticos, não. "Não há a aprovação da Anvisa para a aplicação da testosterona com esse fim", afirma o nutrólogo com especialização em modulação hormonal Thiago Volpi, de São Paulo.

Um profissional pode, sim, receitar o hormônio, mas só para o tratamento de doenças. "Ela é indicada para mulheres na menopausa. Nessa fase, a reposição da testosterona é bem-vinda para restabelecer a libido e combater a perda de massa muscular, desde que com total controle médico", esclarece Filippo Pedrinola. "Também é indicada em alguns casos de câncer e para anemias muito severas", acrescenta Jomar Souza. "Ainda pode ser aplicada no combate à endometriose", complementa Marcio Mancini.

Raio X da testosterona
Trata-se de um hormônio masculino produzido nos testículos e nas glândulas suprarrenais. Ele é responsável por todas as características sexuais dos homens - aparecimento dos pelos, aumento dos músculos, engrossamento da voz e utilização da gordura do corpo. Também está ligado à libido, à agressividade e à disposição. A substância também é produzida nas mulheres, nas glândulas suprarrenais e no ovário, mas em uma quantidade 30 vezes menor.


Fonte:
Publicado em 01/08/2011
Thais Szegö
Conteúdo do site Elle

Wednesday, November 9, 2011

Laser CO2 Fracionado

Existem várias condições da pele que são causadas pela destruição, diminuição ou desarranjo das fibras de colágeno na derme. Entre elas podemos citar algumas que nos deixam insatisfeitos, como:
- envelhecimento e rugas na pele (face, pescoço, colo, braços e mãos) rugas ao redor do olhos e lábios;
- pele áspera;
- flacidez na pele;
- estrias;
- cicatrizes de acne ou por outros motivos.


Quando conseguimos estimular de novo a produção de colágeno na derme e também permitir que essas fibras de colágeno se reorganizem de forma adequada, o que se vê na superficie da pele é o seu rejuvenescimento, com melhora acentuada das rugas, da textura, da flacidez e quando for o caso das estrias e das cicatrizes de acne. Também vemos melhoras na aperência dos poros dilatados.
Ocorre um grande estímulo na produção de colágeno quando tratamos a pele com o laser de CO2, e esta é a razão das melhorias que vemos na pele apos a aplicação do laser de CO2 fracionado.

O que é Co2 fracionado?

É um laser de comprimento de onda eficaz que absorve a água dos tecidos,estimulando colágeno proporcionando rejuvenescimento da região tratada.

Quais são os tratamentos feito com Co2 fracionado?

Rejuvenescimento facial,tratamento de cicatriz de acne, cicatrizes hipertróficas ( alargadas ),estrias,manchas ,incluindo melanose solar ( manchas de sol,mais visíveis nas mãos ).

Como age o co2 fracionado?

O Laser tem afinidade pela água dos tecidos,promovendo aquecimento dos tecidos sem lesão das estruturas vizinhas ,proporcionando estímulo de colágeno sem dano tecidual adjascente.Este aquecimento promove uma maior produção destas fibras de colágeno tornando a pele tratada mais jovem,como há estimulo excessivo deste colágeno melhora bastante as estrias ( pois nestas o colágeno esta frágil ) e cicatriz de acne,alem de melhorar as rugas.

Como trata as manchas?

Ele proporciona uma fototermolise suave fazendo uma descamação superficial,sendo pois também conhecido como peeling a laser. O resultado é satisfatório quando bem indicado,depende do tipo de pele de cada paciente.

Como fica a pele após o laser?
 A pele assume um tom bronzeado com surgimento de crostículas puntiformes que vão se soltando gradativamente ao longo de 5 ou 7 dias. Não há dor, e o edema (inchaço) é muito transitório e é diretamente proporcional a intensidade da aplicação (a intensidade pode variar de acordo com o desejo e a necessidade do paciente).

O uso do laser fracionado possui poucas contra-indicações, muitas delas comuns a vários procedimentos:

- Gravidez
- Pessoas em tratamento com isotretinoína.
- Herpes em atividade
- Pacientes com sensibilidade à luz: por exemplo os portadores de Lupus e Pênfigo.
- Pacientes em tratamento imunossupressor, como quimioterapia ou radioterapia.
- Lesão pigmentar suspeita
- História de problemas de cicatrização (Formação de Queloides ou Hiperpigmentação)

Como medicação sao usados cremes anti inflamatórios e protetor solar. A recuperação é rápida como também os resultados vão se tornando cada vez melhores a medida que o novo colágeno vai se formando e reoorganizando.

Dúvidas consulte o seu médico, ou marque uma consulta na LivreDepil!