Monday, June 20, 2011

Como tratar o melasma

O melasma causa grande sofrimento. Nas pessoas afetadas, manchas escuras invadem o rosto e atingem as bochechas, a testa, o nariz e a pele que fica logo acima do lábio superior. A intensidade e extensão das manchas variam caso a caso. Mas com um tratamento adequado e rigoroso, um pouco desta angústia pode ser amenizada. vamos ver os dois fatores principais que acentuam o escurecimento em quem tem tendência a melasma:

rosto-sol


As mulheres são as principais vítimas. E a culpa é dos hormônios femininos
O melasma atinge especialmente as mulheres. Homens representam menos de 10% dos casos. É que um dos fatores agravantes são os hormônios femininos. Por isso, nos momentos em que a concentração de hormônios femininos no organismo aumenta, o melasma pode piorar. Isso acontece em mulheres que estejam tomando pílula anticoncepcional ou em gestantes.
O sol como inimigo

A exposição ao sol sem protetor solar piora as manchas. Mas, mesmo com filtro, elas podem escurecer. Por isso, toda a proteção é pouca. Quem tem melasma deve usar todos os dias um bom filtro solar, mesmo se o sol não estiver forte.
Agora, as respostas:
1. Filtro solar é fundamental. Portadores de melasma devem usar continuamente um filtro solar potente. Preste atenção aos seguintes itens:
a. Fator de Proteção Solar. Escolha FPS 30, no mínimo. O número indica a proteção contra os raios ultravioleta B, ou UVB.
b. Proteção anti-UVA. Os raios ultravioleta A (UVA) agravam o melasma. Procure um filtro que estampe no rótulo a informação de que é eficaz contra UVA. Hoje em dia, quase todos os bons filtros solares protegem contra UVA. Mas nem sempre foi assim: até há pouco tempo a proteção era preferencialmente anti-UVB. Um detalhe: os raios UVA atravessam o vidro das janelas. Assim, use o filtro mesmo se você ficar dentro de casa ou do carro. E mais: os raios UVA estão presentes desde a manhã até o final da tarde. Significa que você precisa aplicar o filtro logo cedo e reaplicar a cada 3 horas, até o final do dia.
c. Filtros físicos x Filtros químicos. Existem vários ingredientes ativos que podem compor um filtro solar. Eles se dividem em dois grupos básicos: os ingredientes físicos e os ingredientes químicos. Em geral, o protetor comprado na farmácia mistura os dois tipos na sua composição, em proporções variadas. Os ingredientes físicos refletem a luz do sol. Os químicos a absorvem e a transformam em calor. Para quem tem melasma, o mais indicado são protetores compostos por uma alta proporção de filtros físicos. O inconveniente é que dão um efeito branco e opaco e têm textura espessa. Mas alguns deles vêm com uma cor de base, para disfarçar o tom branco indesejável. Bons ingredientes físicos são o óxido de zinco e o dióxido de titânio.
2. A pílula anticoncepcional
Como o melasma se intensifica com hormônios femininos, a pílula nesse caso é um veneno para a pele. Mesmo pílulas de baixa dosagem agravam as manchas. Converse com seu ginecologista sobre outro método contraceptivo indicado para seu caso.
3. A gravidez

É comum que o melasma piore durante a gestação. Nessa fase, a atenção no uso do protetor deve ser redobrada. Quanto aos tratamentos, há clareadores especiais que podem ser usados durante a gravidez, mas a utilização deles precisa ser supervisionada por um dermatologista.
4. Os tratamentos
O melhor tratamento clareador para o melasma é à base de cremes. As respostas ocorrem após semanas ou meses de uso de cremes, como os à base de tretinoína, hidroquinona e cortisona. Uma boa medida é associar peelings clareadores e renovadores da pele ao tratamento domiciliar. Completado o clareamento das manchas, é fundamental que você siga com um tratamento de manutenção. Caso contrário, é quase certo que as manchas voltarão. As pessoas que não melhoram com cremes clareadores, podem recorrer ao tratamento com laser.
5. O tratamento por via oral
Cada vez mais se discute a utilização de comprimidos à base de anti-oxidantes contra os efeitos do sol. A vitamina C, a vitamina E e o picnogenol têm se mostrado promissores. O efeito de um tratamento por via oral, no entanto, ainda é controverso. Na minha opinião, casos mais complicados podem se beneficiar de um tratamento desses. Mas se você se submeter a um tratamento desse tipo, deve interrompê-lo durante a gravidez.

FONTE: Veja

No comments:

Post a Comment