As manchas são alterações na coloração da pele que podem aparecer em qualquer idade. Apresentam diferentes tonalidades e variam sua intensidade de acordo com a predisposição de cada pessoa. Para quem busca uma pele homogênea, bonita e saudável as manchas podem incomodar bastante.
Por mais que se saiba que o filtro solar é indispensável (tanto na praia como na cidade), pouca gente tem o cuidado de repassar o produto várias vezes ao dia como recomendam os dermatologistas. Resultado: no final do verão, a pele, exposta ao sol sem proteção, está marcada e cheia de manchas. Os locais mais afetados são o rosto e as mãos.
Causas
As causas das manchas são várias:
Muitas vezes elas se acompanham de outros sinais e sintomas, o que pode ajudar na definição de sua causa.
Tipos de Manchas
Manchas de envelhecimento: O organismo vai perdendo a capacidade de filtrar as células defeituosas, e a pele perde parte da capacidade de se defender do sol. Além disso, a radiação se acumulativa nas células ao longo da vida, tornando a pele mais vulnerável às manchas.
Manchas causadas por lesões: Acne, queimaduras, machucados e picadas de insetos podem deixar a pele manchada.
Manchas de gravidez: Durante a gravidez as mulheres estão mais suscetíveis às manchas, devido à variação hormonal e à predisposição genética.
Manchas de melasmas: São manchas castanhas que aparecem na região da face. Geralmente surgem de uma combinação entre predisposição genética e exposição solar. Podem estar relacionadas também com o uso de anticoncepcionais ou com o período de gestação.
Manchas do Sol: São manchas de cor castanha, em tons claros ou escuros e de tamanho variável. Geralmente aparecem a partir dos 40 anos. A causa principal é o foto envelhecimento da pele, que é o envelhecimento do tecido causado pela luz do sol.
Tratamentos
Seja qual for o tipo de mancha, é sempre necessário consultar um médico para que ele possa diagnosticar com exatidão o seu tipo e, assim, recomendar o melhor tratamento para o caso.
Ácido Retinóico e Hidroquinona
As fórmulas feitas com estes dois componentes são bastante usadas. A concentração de cada um dos componentes dependerá do tipo de pele, profundidade da mancha e outros fatores analisados pelo dermatologista. Em algumas ocasiões, recebem corticóides para aumentar a eficiência das fórmulas.
Eles devem ser aplicados à noite e de preferência no inverno. São receitados numa consulta simples ao dermatologista.
Seus principais efeitos colaterais são descamação e pele levemente rosada.
Peeling
Dentre os tratamentos disponíveis nas clínicas, o peeling é o mais indicado para o tratamento de manchas na pele. Por meio de agentes químicos ou físicos, o peeling esfolia a pele envelhecida ou doente e possibilita a formação de uma nova camada de pele saudável e lisinha.
O peeling pode ser superficial, médio ou profundo: tudo vai depender do dano da sua pele. As variantes do processo são os agentes químicos e o número de sessões necessárias para eliminar as manchas.
Laser
Para tratamento de manchas, utilizam-se três tipos de laser:
Filtro Solar
Para prevenir manchas causadas pelo sol, indica-se o filtro solar. Ele também pode ser utilizado para evitar a progressão das manchas já existentes.
Loção Clareadora
Dependendo do tipo e da superficialidade da mancha, os cremes clareadores são bem eficientes.
FONTE: Beleza e Saúde
FONTE: Beleza e Saúde
No comments:
Post a Comment